Capoeira contra a luta livre.

[postlink]http://www.saladvideos.com/2010/04/capoeira-contra-luta-livre.html[/postlink] http://www.youtube.com/watch?v=9cDc_pRSkQUendofvid
[starttext]
Esse video é parte do filme "Quebrando as Regras". Mas eu já vi uma cena real muito parecida.
[endtext]

1 comentários:

Anônimo disse...

Realmente esse video derivado do filme "Quebrando as Regras" (Never Back Down) é uma vergonha, o grande problema é que alguem do set filmou com o celular e vazou na internet, ficou parecendo uma luta real. Tem também o filme chines "Chocolate" (?) em que a capoeira é usada como a expressão natural de um lutador com "problemas mentais".
Mas eu não acho que a situação esteja tão ruim assim no geral, a capoeira pode ser vista em muitos filmes, e não me lembro de outro em que ela tenha sido ridicularizada.
Capoeiristas aparecem em varios filmes como participantes de torneios, ou com capanga do vilão, nessa situação é óbvio que ele sera derrotado, pois só o "mocinho" pode vencer no final.
O importante é como os capoeiristas são tratados no decorrer das lutas, no caso de torneios as vezes eles são derrotados na primeira rodada com em "Tekken", é dificil um filme basedo nesses games agradar, são muitos personagens cada um com seus próprios fãs e só um pode vencer.
Em outros filmes, o capoeirista é drrotado na segunda rodada, que no curto espaço de um filme geralmente é o maximo ele pode alcançar. em "Combate Mortal" (The Quest), o capoeirista vence um savatista na primeira e é derrotado na segunda por um lutador de kung-fu, que usou um golpe sujo. Em "O Imbativel 3: Redenção" (The undisputed III: Redenption), capoeirista vence um boxeador e vai pra semi-final com o protagonista do filme (lutador de Sambo eu acho) é segunda luta mais importante do filme, ela foi bem equilibrada, mas é claro que o "mocinho" tinha que vencer pra pegar o "vilão" na final, porém como os persogens disseram no final "foi uma luta boa cara".
Em filmes nos quais o capoeirista é capanga ele também tem que ser derrotado. Em "Elecktra" um capoeirita que ajudadava na coreografia ganhou um papel no filme, mas claro que acaba derrotado pela heroina. No filme thailandês "O Protetor" (The Protector) Tony Jaa escolheu pessoalmente o ator/duble Lateef Crowder para lutar com ele no filme apos ver seus videos na web. "Achei seus movimentos interessantes", ele deve ter notado alguma semelhança com os seus, retirados do Silat Melayu para compor o Muay Boran (antecessor do Muay Thay). Na cena o capoeirista deu muito trabalho para o lutador que julgam ser o melhor desde Buce Lee.
Falta acontecer do capoeirista aparecer como um aliado com destaque ao lado do protagonista, como o lutador de Boxe e Jailhouse Rock (JHR) em "O Imbativel 3: Redenção". O passo seguinte seria o capoeirista protagonizar um filme, pra dai sim poder vencer no final, isso já acontceu em "Esporte Sangrento" (Only the Strong) um filme americano todo entorno da capoeira, em "Hooftops" (Nos telhados de Nova York) um garoto americano que conhecia algo de JHR e brake aprende Capoeira com o Mestre Jelon Vieira pra proteger seus amigos de um traficante. Há Ainda filmes como "Mulher Gato" e "Hell Boy 2" em que a capoeira surge como coeografia do heroi, porém sem que haja alguma explicação para isso.
Muitos capoeiristas como os mestres Amém, Jelon Vieira, Cézar Carneiro ja particiram de um ou dois filmes, nos ultimos anos Lateef Crowder vem construnido uma carreira sólida no cinema com muitas aparições, sem duvida é a pessoa mais experiente que diz respeito a capoeira em filmes (deviam ter contratado ele coreografar "Besouro" ao inves dadquele chines). Espero que tenha seu próprio filme um dia.
No contexto geral a Capoeira já figurou no exterior em muitos filmes, seriados, documentarios, clips, quadrinhos, desenhos animados e games e parece muito mais respeitada pela midia la fora do que aqui no Brasil. Isso é lamentavel!

Postar um comentário

Agregadores

Blogueiros do BrasilEstá no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!Uêba - Os Melhores LinksColmeia: O melhor dos blogslinkbao - O melhor agregador de Links Ver! Galeria de Links